Pampulha

Centro de Saúde Santa Terezinha é ampliado e revitalizado

Publicado em 19/10/2014 às 20h39

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, entregou oficialmente neste sábado, dia 18, as novas instalações do Centro de Saúde Santa Terezinha, na regional Pampulha, para uso da comunidade. O espaço foi totalmente reformado e ampliado graças a realização de uma obra coquista através do Orçamento Participativo de 2009/2010.

 

O Centro de Saúde, localizado na Rua Senador Virgílio Távora, 157, atende em média 350 pessoas por dia. A prefeitura investiu R$ 1,24 milhão na reforma que garantiu a reforma do saguão, sanitários feminino e masculino, recepção, salas de observação e de espera. O número de consultórios foi aumentado de cinco para seis, e foram construídas novas salas de utilidades, de desinfecção, de acolhimento, de coleta e de reunião. A farmácia, as salas para curativos, de higienização e de vacina foram ampliadas.

O secretário municipal de saúde, Fabiano Pimenta, destacou durante a solenidade de inauguração os investimentos que a prefeitura está garantindo para melhoria da saúde em Belo Horizonte. “Este é o 41º centro de saúde que nós estamos inaugurando: seja ampliação, reforma ou construção completa. Quero também agradecer a comunidade que priorizou no Orçamento Participativo o investimento na saúde”, concluiu.

 

Marcio Lacerda lembrou que Belo Horizonte possui bons projetos e que há vários anos já se destaca nacionalmente pelos investimentos feitos na saúde. “Nos temos na saúde do Brasil uma imensa tarefa a cumprir e Belo Horizonte tem se destacado entre as capitais do país como a que mais investe em saúde, por habitante. Temos uma equipe altamente comprometida e que, felizmente, com boas administrações desde a época do Pimenta da Veiga, passando por Eduardo Azeredo, Patrus Ananias, Célio de Castro e Fernando Pimentel, conseguiu dar continuidade em bons projetos”, afirmou.

 

A unidade conta com cinco equipes completas do Programa Saúde da Família (PSF), totalizando cinco médicos generalistas, cinco enfermeiros, dez auxiliares de enfermagem e 20 agentes comunitários. Além disso, o quadro funcional é composto por 48 profissionais: um psiquiatra, um psicólogo, um assistente social, dois clínicos de apoio, um pediatra, um ginecologista, dois dentistas, dois auxiliares de consultório odontológico, um enfermeiro de apoio, seis auxiliares de enfermagem de apoio, seis administrativos, três estagiários, quatro funcionários “posso ajudar”, dois porteiros, duas faxineiras, uma bióloga, 11 agentes de endemia e um farmacêutico.

Comentários (0)

Retirada de capivaras da Pampulha depende da liberação do IBAMA

Publicado em 18/08/2014 às 23h00

A prefeitura de Belo Horizonte e a empresa Equalis Ambiental estivem nesta segunda-feira, dia 18, na Promotoria de Defesa Ambiental, para alinhar com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) o plano de manejo das capivaras que vivem no entorno da Lagoa da Pampulha e nos córregos que desaguam na represa.

 

Durante reunião, o órgão solicitou algumas informações e esclarecimentos complementares para avaliar o pedido de autorização que permite a empresa, contratada pela prefeitura, realizar a remoção dos animais.

 

Em nota a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que a prefeitura e a Equalis realizariam ainda nesta segunda-feira o envio das informações para que o órgão federal possa avaliar e liberar ainda nos próximos dias a realização dos trabalhos na Lagoa.

 

De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Délio Malheiros, a captura é fundamental para avaliar a saúde de todas as capivaras do entorno da Pampulha, além de garantir segurança à população e aos animais no que diz respeito ao trânsito e o patrimônio histórico cultural. “Assim que a empresa for autorizada iniciaremos os trabalhos de captura e recolhimento dos carrapatos para exames. Seguiremos o protocolo de tratar as capivaras que porventura estejam doentes para depois destiná-las a um local mais apropriado ao seu habitat natural”, garante.

Comentários (0)

Abastecimento de água será interrompido em bairros da Pampulha

Publicado em 28/07/2014 às 21h58

O fornecimento de água será interrompido na manhã desta quarta-feira, dia 30, nos bairros Castelo, Engenho Nogueira, Jardim Alvorada, Ouro Preto e Paquetá, na região da Pampulha. A Copasa anunciou que abastecimento será normalizado, de forma gradativa, no decorrer da tarde do próprio dia.

 

Segundo o órgão, a interrupção no abastecimento ocorrerá em função da realização dos serviços de interligação de adutoras localizadas na rua Engenho do Sol, entre ruas Flor do Oriente e Flor de Macieira, no bairro Engenho Nogueira.

Comentários (0)

Semáforo garante acesso aos bairros Suzana e Primeiro de Maio

Publicado em 20/07/2014 às 21h31

Está em funcionamento deste a última quinta-feira, dia 16, um novo semáforo instalado no cruzamento da avenida Cristiano Machado com rua Gilson Bretas, possibilitando a ligação dos bairros Suzana e Primeiro de Maio.

 

Sugundo a BHTrans, o objetivo desse equipamento é garantir a segurança no trânsito e melhorar a acessibilidade dos moradores e comerciantes das regionais Nordeste, Norte e Pampulha. O órgão afirma ainda que o novo equipamento atende a demanda da comunidade e complementa as alterações realizadas no dia 7 de maio no bairro Dona Clara.

 

O local está sinalizado com faixas de tecido para orientação aos condutores e Agentes da Unidade Integrada de Trânsito estão monitorando o tráfego na região.

Comentários (0)

Ruas próximas a Umei Novo Ouro Preto recebem camada asfáltica

Publicado em 22/06/2014 às 20h16

Um sonho antigo dos moradores do bairro Ouro Preto está sendo parcialmente realizado neste mês de junho. Para tentar amenizar os problemas provocados pelo excesso de poeira e garantir o acesso à nova Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Novo Ouro Preto, a prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Regional Pampulha, está cobrindo várias vias da região com camadas de pó de asfalto.

 

Com a realização dos trabalhos, serão beneficiadas as avenidas José Gonçalves Vidal e Antônio Augusto da Silva, além das ruas Valdiano Martins Inácio e Ecologia. Segundo a comunidade, nos registros da regional Pampulha as ruas já estão asfaltadas, mas a realidade é bem diferente.

 

Recentemente, um grupo de moradores, acompanhado do vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV), se reuniu na sede da Regional Pampulha com o secretário Humberto Pereira, para reivindicar o asfaltamento das ruas que eram de terra.

 

Júnio Marinho, 32, morador da região, disse que a comunidade está muito feliz com este primeiro passo. “O fluxo de carro aumentou muito na nossa região por se tornar uma alternativa de acesso a Tancredo Neves e ao bairro Castelo. Com isso, a poeira prejudicou ainda mais a população. A comunidade está muito feliz com a colocação do pó de asfalto, mas fica a expectativa e a cobrança para saber quando a prefeitura vai realmente asfaltar todas estas vias”.

 

Umei Novo Ouro Preto
A obra, iniciada no segundo semestre de 2011, tem previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2014. São investidos cerca de R$ 2,8 milhões neste empreendimento.

 

A nova UMEI com capacidade para atender 440 crianças de zero a seis anos, terá dois pavimentos com recreio coberto, salas de atividades, fraldário, sala de repouso, salas de aulas, banheiros infantis, cozinha, refeitório, área de serviço, vestiários, banheiros para o público, secretaria, coordenação, sala de reuniões. Além de playground e estacionamento.

Comentários (1)

BHTrans cria linha que liga a Vila São José a Estação Pampulha

Publicado em 08/06/2014 às 22h54

Começou a circular neste sábado, dia 7, a nova linha do Move na avenida Antônio Carlos. A linha 5550 vai ligar a Estação Pampulha a Estação Ponto São José, nas proximidades das avenidas Tancredo Neves e João XXIII, no bairro Alípio de Melo.

 

No sentido São José, a nova linha alimentadora vai sair da Estação Pampulha, passar pelas estações do Move distribuídas pela Antônio Carlos, pela avenida Nossa Senhora de Fátima, seguir a avenida Pedro II, onde vai parar em doze pontos e chegar na avenida Tancredo Neves, finalizando a viagem na Estação Ponto São José.

 

Partido do bairro São José para a Estação Pampulha, o itinerário vai ser feito pela avenida Tancredo Neves, Pedro II, Nossa Senhora de Fátima e Antônio Carlos.

 

A BHTrans orienta os passageiros que ao desembarcar nas estações de transferência ou na Estação Pampulha, haverá a possibilidade de embarcar em outros ônibus do Move sem o pagamento de uma nova tarifa.

 

Nesta fase, esta linha vai funcionar nos dias úteis e sábados, entre as 5h e 23h.

Comentários (0)

Parque Ecológico da Pampulha completa dez anos

Publicado em 20/05/2014 às 22h37

Foto: PBH

O Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego, o Parque Ecológico da Pampulha, que fica na avenida Otacílio Negrão de Lima, 7.111, na Pampulha, completou dez anos nesta terça-feira, dia 20, e celebra a data com várias atividades culturais e de educação ambiental. As comemorações começaram no final de semana, com as apresentações do Festival Internacional de Teatro, Palco & Rua (FIT-BH), “Kalabazi” e “A cobra vai fumar – Uma estória da FEB”, além de atividades como observação de aves, apresentação de dança e oficinas de lazer.

 

Os próximos eventos comemorativos acontecem no sábado, dia 24. Durante o dia, das 9h às 16h, acontece o Brincando na Zoo-Botânica. A partir das 19h, acontecem as do projeto Jornada nas Estrelas, com a palestra “Vida Extraterrestre e Ufologia: Eles estão aqui?” e observação de planetas, estrelas e aglomerados. O evento termina às 21h30.

 

Quem visitar o Parque Ecológico também pode aproveitar o dia para contemplar a natureza, descansar, praticar esportes e se divertir. Em seu espaço encontram-se bebedouros, lanchonete, bancos, caramanchões, pista para caminhada e bicicletário, onde os interessados podem pegar uma bicicleta emprestada gratuitamente. Além disso, o espaço oferece também aparelhos de ginástica e playground.

 

Para quem gosta de arte contemporânea, a dica é conhecer o Memorial da Imigração Japonesa, um monumento que celebra a amizade entre Brasil e Japão. O parque pode ser visitado de terça a quinta-feira por grupos agendados. Já de sexta-feira a domingo e feriados, o local é aberto ao público em geral, das 8h30 às 17h.

Comentários (0)

11ª Feijoada Beneficente da creche comunitária Recanto Feliz

Publicado em 29/04/2014 às 23h38

A creche comunitária Recanto Feliz, localizada no bairro Santa Terezinha, promove no segundo sábado de maio, dia 10, a partir das 12h, sua 11ª feijoada beneficente. O evento tem o objetivo de arrecadar fundos para melhorar a estrutura da escolinha que atende 200 crianças com até cinco anos de idade.

 

De acordo com o presidente da creche, José Homero, “a feijoada será importante para arrecadar fundos para a manutenção do espaço que precisa de uma nova pintura na parte externa, reforma de muros, criação de uma área verde, entro outras melhorias”, afirmou.

 

O encontro será na sede da instituição na Rua Congonhal, 165, no bairro Santa Terezinha, na Pampulha. Os convites estão à venda na própria creche e na Drogaria Aleluia (Rua Julita Nogueira Soares, 670 lj 1) com preço único de R$ 10,00. Outras informações podem ser obtidas no telefone (31)3476-2036

Comentários (0)

Prefeitura conclui obras de urbanização na Vila Paquetá

Publicado em 22/04/2014 às 21h58

Os moradores da Vila Paquetá, na regional Pampulha, possuem a partir de agora mais uma área urbanizada. A prefeitura conclui as obras de urbanização do Beco da Rosa, conquistada pela comunidade no Orçamento Participativo 2009/2010.

Com investimento de R$ 645.500,00, a obra garantiu a abertura da área para passagem de pedestres e vai proporcionar um novo espaço de lazer para as crianças da região entre o Beco Campo Belo e Rua Pedrogão Pequeno.

 

Para ampliação do espaço, foram feitas a remoção de nove famílias e demolição de nove imóveis, ampliando o Beco para uma extensão de 64 metros, o que facilitou o acesso dos moradores às suas casas.

 

Moradora do Beco da Rosa, Delcina Alves dos Santos ficou muito satisfeita com os resultados.“Moro aqui há 40 anos e esta obra vai melhorar muito nossa região, pois antes a gente não tinha espaço. O beco ficou bem amplo e virou uma bela rua”, afirmou.

Comentários (0)

Moradores da Pampulha conhecem funcionamento do BRT Move

Publicado em 13/02/2014 às 10h52

A prefeitura de Belo Horizonte promoveu um encontro com moradores da regional Pampulha, nesta quarta-feira, dia 12, para apresentar como será o funcionamento do BRT Move. O evento foi realizado na Escola Municipal Dom Orione e contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas.

 

Segundo informações apresentadas pelo assessor de mobilização social da BHTrans, Luciano Lamounier, o novo meio de transporte deverá reduzir em até 50% o tempo de viagem e garantir mais seguança e agilidade no embarque. Além disso, os veiculos da frota consomem menos combustível e poluem menos o ambiente.

 

A integração com outras linhas do transporte coletivo é um dos destaque apresentados pela PBH. Pagando uma única passagem, o usuário poderá embarcar em mais de um veículo. As tarifas vigentes no município permanecerão inauteradas e os usuários poderão utilizar o cartão BHBus para fazer a integração no sistema.

 

Linhas e Tarifas
O BRT Move conta com diferentes tipos de linhas. As linhas alimentadoras ligarão os bairros as estações de integração com passagem no valor de R$ 1,90. Já as linhas troncais diretas levarão os passageiros ao centro, sem realizar paradas. A tarifa será de R$ 2,65. Caso o usuário tenha utilizado uma linha alimetadora, pagará apenas R$ 0,75. Na volta para casa, ao embarcar em uma linha troncal, será permitido acesso as linhas alimentadoras sem pagar nada a mais.

 

As linhas troncais paradoras permitirão o embarque de passageiros nas estações de tranferência localizadas ao longo das avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado. Fazem parte do sitema ainda as linhas diametrais, que ligarão bairros diferentes com parte de seus itinerários passando pelos corredores do BRT Move. Em ambos os casos a tarifa será de R$ 2,65.

 

Implantação
Durante a reunião, o representante da BHTrans informou também a data em que o novo sistema entrará em funcionamento.O primeiro trecho inaugurado será o da avenida Cristiano Macado, que deverá entrar em operação no dia 15 de março.

 

Em abril será a vez da avenida Antônio Carlos contar com o funcionamento do BRT Move. O trecho que abrange as avenidas Pedro I e Vilarinho entrará em operação no mês de maio.

Comentários (0)

left show fsN tsN fwB|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull||image-wrap|login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||