Pampulha

Copasa anuncia retoma das obras de despoluição da Pampulha

Publicado em 25/05/2015 às 23h23

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) vai retomar, em junho, as obras para implantação de redes coletoras e interceptoras de esgoto da Lagoa da Pampulha. O trabalho para implantação da tubulação dos quatro quilômetros restantes será possível devido a liberação de processos judiciais de desapropriação em bairros de Contagem.

Foto: PBH

 

As intervenções devem ser concluídas em até 120 dias após a data de início. Segundo a Copasa, este trabalho representa o cumprimento do papel da Companhia no programa de despoluição do único candidato brasileiro ao título de patrimônio da humanidade concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

 

Os mandados de posse referentes ao Beco Ibaté, Parque São João, Vila da Lua Nova, Vila Boa Vista e Vila Pérola já foram emitidos. O único processo que ainda não está liberado é o dos lotes onde serão construídos os prédios para reassentamento das famílias removidas.

 

A Copasa destaca que no Programa de Despoluição da Lagoa da Pampulha tem o compromisso de implantar mais de 100 quilômetros de redes coletoras e interceptoras e construir nove estações elevatórias nos bairros situados ao longo da bacia para encaminhamento do esgoto coletado em Belo Horizonte e Contagem à Estação de Tratamento – ETE Onça.

 

O órgão destaca que é fundamental que a população também se conscientize sobre o seu papel para a revitalização da Lagoa da Pampulha. Atualmente, são mais de seis mil imóveis factíveis em Contagem – residências localizadas em ruas dotadas de rede de esgoto, mas que ainda não solicitaram a interligação. Outro grande desafio é a disposição adequada dos resíduos sólidos. Para que esse material não chegue à Lagoa por meio dos córregos afluentes, é necessário que cada cidadão descarte o lixo em locais apropriados.

Comentários (0)

Obras deixam bairros da Pampulha sem água nesta quarta-feira

Publicado em 11/05/2015 às 22h02

Moradores dos bairros Alípio de Melo e Castelo, na regional Pampulha, terão o abastecimento de água interrompido nesta quarta-feira, dia 13, para realização de manutenção no registro de manobra da rede que abastece a região.

De acordo com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a normalização será gradativa no decorrer da noite da própria quarta-feira, dia 13.

Comentários (0)

Bairros da Pampulha ficarão sem água nesta quarta-feira, dia 29

Publicado em 27/04/2015 às 20h47

O abastecimento de água será interrompido nesta quarta-feira, dia 29, nos bairros Jaraguá, Liberdade, Santa Rosa e Aeroporto, na regional Pampulha, em Belo Horizonte. Segundo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o corte é necessário para a manutenção de um registro localizado na rua Escravo Alexandre, no bairro Liberdade.

Em nota, o órgão informa que o abastecimento de água deve ser normalizado, de forma gradativa, durante a noite do próprio dia 29.

Comentários (0)

BHTrans altera o trânsito no bairro Santa Branca

Publicado em 27/04/2015 às 20h36

Duas ruas do bairro Santa Branca, na regional Pampulha, passam a operar em mão única, a partir desta terça-feira, dia 28. De acordo com a BHTrans, as mudanças serão realizadas para reduzir os conflitos em cruzamentos e melhorar o acesso local.

 

Com as alterações, a rua Campista terá sentido único de circulação entre a rua Joaquim Pereira e rua Norte. Já a rua Carmelo, será considerada mão única no sentido oposto – entre rua Norte e rua Joaquim Pereira.

As alterações serão sinalizadas com faixas de pano para orientar os motoristas e pedestres. Para a segurança de todos, a BHTrans orienta que todos devem redobrar a atenção e respeitar a sinalização implantada e as orientações dos agentes que irão monitorar o trânsito na região.

Comentários (0)

BHTrans modifica itinerário e ponto final das linhas 620 e 645

Publicado em 20/04/2015 às 23h03

Os veículos das linhas 620 (Estação Pampulha/Santa Mônica via Santa Amélia) e 645 (Estação Pampulha/Santa Mônica via Jardim Atlântico) passarão a ter novos itinerários e pontos finais no bairro Santa Mônica, na região da Pampulha, a partir desta terça-feira, dia 21.

 

Segundo a BHTrans, a mudança será realizada para melhorar o atendimento aos passageiros e funcionários da linha.

 

Confira os novos itinerários:
620 (Estação Pampulha/Santa Mônica via Santa Amélia): rua Newton Pinto de Souza, rua Monte Alverne, rua Raimundo Correia, rua Mário Pederneiras, rua Janete Clair, rua João Bernardo Magalhães, rua Antônio de Sá, rua Dorival Machado, seguindo pelo itinerário atual até a rua Antônio de Sá, rua Lírica e rua Newton Pinto de Souza (PC-nº 65).

645 (Estação Pampulha/Santa Mônica via Jardim Atlântico): rua X, av. Várzea da Palma (retorno rotatória), av. Várzea da Palma, rua X, rua Comendador Arthur Viana, seguindo pelo itinerário atual até a rua Comendador Arthur Viana, rua X (PC-N° 521).

Comentários (0)

BHTrans altera ponto final da linha 511 no bairro São José

Publicado em 20/04/2015 às 22h38

O ponto final da linha 511 (Estação São José/Jardim Alvorada) será alterado a partir desta terça-feira, dia 21. Segundo a BHTrans e a Regional Pampulha, a mudança será realizada para melhorar o atendimento aos passageiros e funcionários da linha.

 

O novo ponto final da linha ficará na Estação Ponto São José. Já o antigo ponto final, na rua Ney Werneck, 140, será transformado em ponto de embarque e desembarque.

Comentários (0)

Parque Ecológico da Pampulha recebe feira de adoção de cães

Publicado em 12/03/2015 às 22h33

Será realizada neste sábado, dia 14, das 9h às 13h, no Parque Ecológico da Pampulha (Avenida Otacílio Negrão de Lima, com entradas pelos números 6.061 e 7.111), mais uma edição da Feira de Adoção de Cães, evento que faz parte do programa Adote um Amigo, promovido pela ONG Teias de Textos.

 

A iniciativa tem como objetivo possibilitar que os cães recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Belo Horizonte possam encontrar um lar responsável, evitando que esses animais retornem às ruas. Os animais recuperados são cadastrados, vermifugados e vacinados, além de receberem um microchip.

 

Duas feiras de adoção já foram realizadas no Parque Ecológico e resultaram na adoção de 15 animais. A previsão é que edições mensais sejam realizadas no local.

 

Os interessados em adotar um cão devem levar cópias da identidade, do CPF e do comprovante de endereço. O adotante deve ter mais de 18 anos. Outras informações podem ser obtidas no site www.adoteumamigo.org.br.

Comentários (0)

Orla da Pampulha terá trecho interditado para obras

Publicado em 26/01/2015 às 22h19

A BHTrans anunciou que começa nesta terça-feira, dia 27, a interdição da avenida Otacílio Negrão de Lima, nas proximidades da Igrejinha da Pampulha, para realização de obras de requalificação da Praça Dino Barbieri. A via ficará fechada entre a rua Versília e avenida Dom Orione, no sentido Zoológico/Mineirão.

 

Segundo a BHTrans, as obras devem durar quatro meses. Durante este período, os ônibus das linhas 5106 (Bandeirantes/BH Shopping), 8550 (Estação São Gabriel/Zoológico – Via Estação Pampulha) e S54 (Dom Bosco/Shopping Del Rey) terão seus itinerários alterados. Os demais veículos também deverão utilizar os devios sugeridos pelo órgão de trânsito da capital.

 

Sinalização de obra, de advertência e faixas de pano serão implantadas para orientar os motoristas. Além disso, Agentes da Unidade Integrada de Trânsito irão monitorar o trânsito na região. Para a segurança de todos, a BHTrans orienta os motoristas a redobrar a atenção e respeitar a sinalização implantada e os agentes de trânsito.

DESVIOS
Sentido Av. Fleming / Pça. Dino Barbieri: Av. Fleming, Rua Exp. Paulo de Oliveira, Av. Dom Orione, Av. Alfredo Camarate, Av. Otacílio Negrão de Lima.

Sentido Zoológico / Barragem: Av. Cremona, Rua Rovigo, Rua Siena, Rua Calábria, Av. Fleming, Rua Exp. Paulo de Oliveira, Av. Dom Orione, Av. Alfredo Camarate, Av. Otacílio Negrão de Lima.

Desvio sentido Marco zero / Barragem: Av. Otacílio Negrão de Lima, R. Versília, Rua Calábria, Rua Celso Racioppi, Rua Exp. Paulo de Oliveira, Av. Dom Orione, Av. Alfredo Camarate, Av. Otacílio Negrão de Lima.

 

TRANSPORTE COLETIVO
5106 – Bandeirantes / BH Shopping
Sentido Bairro/Centro: Av. Otacílio Negrão de Lima, R. Versília, Rua Calábria, Rua Celso Racioppi, Rua Exp. Paulo de Oliveira, Av. Dom Orione, Av. Alfredo Camarate, Av. Otacílio Negrão de Lima.

8550 – Est. São Gabriel / Zoológico - Via Estação Pampulha
Sentido Zoológico/Barragem: Av. Cremona, Rua Rovigo, Rua Siena, Rua Calábria, Av. Fleming, Rua Exp. Paulo de Oliveira, Av. Dom Orione, Av. Alfredo Camarate, Av. Otacílio Negrão de Lima.

S54 – Dom Bosco / Shopping Del Rey
Sentido Zoológico/Barragem: Av. Fleming, R. Exp. Paulo de Oliveira, Av. Dom Orione.

 

Comentários (0)

BHTrans modifica o trânsito no bairro Itapoã

Publicado em 08/01/2015 às 21h51

Começou a valer nesta quinta-feira, dia 8, alterações de trânsito realizadas pela BHTrans no bairro Itapoã, na regional Pampulha. A partir de agora, trechos das ruas Professor Hermínio Guerra e Gumercindo Couto e Silva terão circulação em mão única.

 

De acordo com o órgão de trânsito, as modificações visam reduzir os conflitos nos cruzamentos e melhorar o acesso ao comércio local, além de garantir mais segurança para pedestres e motoristas que circulam na região.

 

A rua Professor Hermínio Guerra passa a ser mão única entre as ruas São Miguel e Sãozinha Baggio Coutinho. Já a rua Gumercindo Couto e Silva, terá sentido único entre as ruas Monte Castelo e Jamaica.



A BHTrans realizará também testes com nova circulação nas ruas São Miguel e Sãozinha Baggio Coutinho. Os testes são temporários e vão verificar a capacidade dessas vias para operações em mão dupla.

Comentários (0)

SLU recolhe 12 toneladas de lixo na Pampulha após o réveillon

Publicado em 04/01/2015 às 20h38

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) de Belo Horizonte recolheu 12 toneladas de lixo na Orla da Lagoa da Pampulha, em virtude das comemorações da virada de ano e de um evento religioso no Mineirinho. Segundo a Gerência de Limpeza Urbana da Regional Pampulha, os números deste ano superaram em duas toneladas os do réveillon passado.

 

Foram retiradas, dos gramados e próximo ao espelho d´água, sobras de alimentos, embalagens plásticas, garrafas de vidro quebradas, flores e restos de oferendas.

 

Na quinta-feira, dia 1º, 60 garis trabalharam na varrição e no recolhimento do lixo. Três caminhões basculantes, um veículo compactador e duas máquinas, chamadas "soprões ou sopradores", auxiliaram os serviços de varrição. Já na sexta-feira, 26 garis trabalharam na operação rescaldo que se estendeu até às 14h, com reforço também na limpeza de boca de lobo.

 

Comentários (0)

show fsN tsN fwB left|left tsN fwB|left show tsN fwB|bnull||image-wrap|login news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|c05|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||