Comerciantes devem ficar atentos à circulação de notas falsas em Curvelo

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Curvelo) emitiu, no final de dezembro, um aviso para os comerciantes da cidade quanto à circulação de notas falsas em Curvelo, principalmente de R$ 50,00 e R$ 100,00. Para evitar prejuízos, o ideal é saber analisar o dinheiro no ato do recebimento.

 

Para auxiliar os comerciantes, a CDL Curvelo disponibilizou em seu site a cartilha informativa elaborada pelo Banco Central. Na cartilha é possível saber informações a respeito das dimensões, cores, temas e animais expostos nas cédulas.

 

Segundo o Banco Central, ao observar uma nota contra a luz, necessariamente a pessoa devem ver a Marca-d’Água, o Quebra-Cabeça e o Fio de Segurança. Outro fator importante a ser observado é a textura do papel moeda e o alto-relevo em algumas áreas impressas da nota.

 

A recomendação é de que ao receber uma nota suspeita de falsificação sem perceber o cidadão deve entregar para análise na rede bancária e solicitar o recibo de retenção da nota. Às vezes, notas verdadeiras muito desgastadas podem ser confundidas com notas falsas. Nesses casos, somente uma perícia mais detalhada poderá determinar a sua autenticidade.

 

Se a suspeita surgir no momento do recebimento, informe ao seu cliente que a nota apresenta características diferentes da legítima e recuse o recebimento. Peça outra ou sugira nova forma de pagamento e oriente a entregar para análise em um banco.

 

 

Foto: Reprodução / Internet

Compartilhe esta notícia nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Atenção! Os textos, fotos, artes e vídeos do Mais Completo estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em quaisquer outros veículos de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. Sinta-se a vontade para compartilhar nossos conteúdos em suas redes sociais!